"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam." (1Co 2:9 - NVI) - O melhor de Deus ainda está por vir! Amém.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Viajando (on line) pelo Brasil!

Hoje viajei muito pelo Google Earth, meu destino: Brasil, mais precisamente Fortaleza!
Há 4 anos que não volto ao meu país. Há 4 anos que não piso no solo da minha cidade, Fortaleza.
Foi tão estranho “estar” lá… tudo tão diferente. Sensação esquisita! Não sei dizer… nasci e cresci naquela cidade, e de repente me vejo explorando a minha cidade como um turista que nada conhece. Visitei lugares que marcaram: Teatro José de Alencar, Ceart, Dragão do Mar, Praia de Iracema, Calçadão da Beira Mar etc… não sei descrever o que senti… tudo parecia tão familiar, mas ao mesmo tempo tão distante de mim, tão diferente.

Neste ano ainda, se Deus quiser, irei de férias à Fortaleza. Fico imaginando minha reacção. Como será que vou me sentir na minha cidade natal depois de tanto tempo vivendo fora? Já estou tão habituada ao jeito de ser Português que acho que vou amar mais ainda meu povo e vou notar tanta coisa no jeito de ser Cearense (como já noto, mesmo de longe) como se eu nunca tivesse vivido ali, como se eu fosse uma turista deslumbrada. Nunca pensei ser turista na minha própria cidade. É a vida!!!

Amo viver aqui (Portugal) todos sabem que me custou muito dizer isso. Mas hoje sou mais do que feliz aqui, graças a Deus. Sinto imensa saudade da minha família e meus amigos em Fortaleza. Quanto a cidade, sinto imenso carinho. Se eu soubesse que iria me amarrar tanto aqui (Lisboa) a ponto de ficar dividida (por causa da minha família), jamais teria vindo. Hoje não me imagino fora daqui (Europa), meu Deus me quer aqui, e aqui eu sou muito feliz. Sou grata a Deus por isso.

Aqui tenho total liberdade, posso andar de qualquer jeito nas ruas que ninguém se incomoda; as leis funcionam; tenho uma óptima qualidade de vida, posso realizar QUALQUER sonho de consumo; não é o céu, mas a violência tem limites (nem se compara); apesar de ser um país muito antigo, é muito moderno também, em tudo. Aqui você respira cultura, história, lazer e educação (ah, quem ama leitura, como eu, está no país certo) etc.

São tantas coisas boas que cativam-me aqui que não penso em voltar para o Brasil (pelo menos actualmente). Reconheço os defeitos daqui, mas estou melhor aqui, sou muito feliz aqui! Não há país perfeito, isso é certo, mas há país onde você não respira desigualdade social nem violência! Aqui é um deles! Penso nos meus filhos (que virão)!

Amo o meu país, se duvidar não há brasileiro mais patriota do que eu. Sei o Hino do Brasil TODINHO e o canto com prazer, fico irada e xingo quem fala mal do meu país, como muita gente aqui, complexada e invejosa, mas reconheço que meu país ainda tem muito a melhorar, isso é verdade! Ah, se meu país fosse em tudo como é no futebol! É o melhor mundo, isso ninguém pode mudar; é o país do futebol! Mas mesmo com todos os defeitos do meu Brasil o amo incondicionalmente, mesmo de longe, mas amo! Meu coração é verde e amarelo, apenas, e na Copa não há espaço pra outra selecção (só Espanha quando o Brasil não joga, é claro)! Estou torcendo para o meu Brasil (mesmo com raiva do Dunga por não ter convocado o jogador da década)! Na hora do jogo almejo estar no Brasil! Por quê???? (......) Rumo ao Hexa, Brasil! Brazucas, vamos a isto!
Lily Esteves.

Sem comentários: